Este curso foi ministrado na Escola Superior de Redes – RNP, em Brasília, onde foi apresentado ao grupo participante os benefícios da utilização do Adobe Connect como ferramenta para uma Conferência Web.
A conferência web é uma ferramenta de comunicação e colaboração síncrona e assíncrona que pode ser usada como um recurso adicional para a educação a distância. Promovendo encontros virtuais entre dois ou mais participantes em locais diferentes, distantes geograficamente, podendo utilizar diversos recursos: texto, imagens, áudio, vídeo, compartilhamento de arquivos e tela de computador, quadro branco etc.
O serviço de conferência web possibilita colaboração via internet para: aulas, sessões de tutoria, palestras, reuniões de caráter administrativo, treinamento a distância na utilização dos recursos didáticos e pedagógicos empregados nos cursos, suporte remoto ao funcionamento da infraestrutura de redes e das aplicações de comunicação e colaboração utilizadas nos cursos.
Algumas vantagens da conferência web: dispensa instalação de software cliente, possui recursos multimídia, como upload de apresentações, vídeos e documentos, dispensa equipamentos específicos, e pode ser feita com uma webcam comum; possibilita a gravação de reuniões, possui quadro branco para anotações e desenhos, permite chat, a maioria dos casos dispensa configuração de firewall em clientes.
Recursos normalmente disponíveis durante uma conferência web: chat privado, comunicação com áudio, compartilhamento de vídeo, compartilhamento da tela do computador, de apresentações, documentos, vídeos etc. Upload e download de arquivos, quadro branco para anotações e desenhos, bloco de notas, gravação das reuniões.
Quem pode utilizar a sala virtual para uma conferência web?.
Todos os órgãos ou setores da SEDUC que antecipadamente agendarem o evento com a Coordenadoria de Tecnologia na Educação – CTE.
O que é necessário para que uma conferência web possa ser efetivada com sucesso?
O órgão ou setor solicitante deve fornecer à CTE os dados como:
- Indique qual será o tipo de reunião a ser realizada? (aula, reunião, palestra, informe, tira dúvidas).
- Data e horário (com fuso) desejados para realização do Evento? (o agendamento deve ser prévio para se ter tempo hábil para programação).
- Quantidade de palestrantes do evento e seus contatos disponíveis no momento da palestra?
- Quantidade de pessoas participantes do evento e quantidade de computadores conectados ao mesmo tempo para participar da palestra? (limite máximo de computadores conectados em cada palestra é de 100).
- Local onde o palestrante estará realizando o evento? (auditório, sala reservada, local aberto, auditório).
- Tem experiência em uso de ferramentas para Conferência WEB? (caso não tenha acesse http://www.rnp.br/conferenciaweb/guia_usuario.html e veja os vídeos para se familiarizar com a ferramenta).
- Necessita de ajuda durante a palestra para operar os equipamentos e a ferramenta de Conferência WEB?
- É necessário a gravação deste evento para uso posterior?
Procedimentos para os Participantes/Convidados acessarem a sala virtual da Conferência WEB.
Para entrar na sala virtual como participante será necessário acessar o endereço: http://webconf.rnp.br/proinfo_to
Será solicitado a digitação do nome do participante. Porém antes de escrever o nome como convidado deve-se clicar na palavra “ajuda” logo abaixo e em seguida será realizado 4 testes no sistema computador/internet. Se for necessário, será solicitada a permissão para instalar o software “Flash”, o que deverá ser feito. Será solicitado também a instalação do “Add In”, o que será uma opção para convidados e uma necessidade obrigatória para palestrantes e apresentadores.
Ao escrever o nome deve-se promover o seguinte padrão: Nome_Setor_Cidade.
Ex.: Altair_CTE_Palmas.
Caso o usuário não tenha experiência com o uso desta ferramenta para Conferência WEB, deve acessar o endereço http://www.rnp.br/conferenciaweb/guia_usuario.html e verá vários vídeos podendo assim familiarizar-se com a ferramenta.
Informações Importantes !!!
Requisitos mínimos para os equipamento dos participantes/convidados.
Computador 1GHz, 512 MB, Sistema Operacional Windows, Linux ou MAC
Browser Internet Explorer 5.0 ou superior, Mozilla Firefox 1.5 ou superior
Adobe Flash Player instalado
Headset (microfone e fone de ouvido) e webcam de boa qualidade (optical) e em perfeito estado
Enlace de acesso à Internet de no mínimo 512 Kbps.
Vale a pena utilizar esta nova ferramenta que o Mec disponibilizou para a SEDUC do Tocantins.
Altair Carneiro da Cunha
Host – CTE - Palmas
Ok Rosita, li toda informação, muito importante.
ResponderExcluirMerces